quinta-feira, 7 de agosto de 2008


As necessidades específicas desses projetos demandam soluções específicas, que muitas vezes passam para a responsabilidade do marceneiro, sendo que o projeto foi negociado com outrem.
O SENAI proporcionou a criação de inúmeros negócios em todo o território brasileiro. Aqui, destacam-se o marceneiro e suas marcenarias. É muito difícil não encontrar pelo menos uma marcenaria em qualquer cidade brasileira, por menor que seja. Ao longo do tempo, com o aumento da população, o Brasil foi mudando seu modelo produtivo, os antigos artesões e marceneiros viram seu mercado aumentar e, por incrível que possa parecer, se transformaram em grandes fabricantes de móveis. Com o aumento da demanda, os pequenos negócios prosperaram e se tornaram grandes empreendimentos. Com isso surgiu o mercado de mobiliário padronizado, fabricado então em escala industrial.
O Brasil viu nascer no início da segunda metade do século XX vários aglomerados de fabricantes de móveis por encomenda. Foi na região do ABC, em São Paulo, que tudo começou; depois vieram outras regiões mais para o Sul e, posteriormente, espalharam-se por todo o território brasileiro.
Os fabricantes de móveis por encomenda vivem um dilema semelhante ao vivido por outros profissionais, como alfaiates, costureiras, ourives e outros que perderam espaço para a tecnologia. Não é verdade que esses profissionais desapareceram. Eles mudaram a forma de trabalhar, ou seja, qualquer pessoa que deseja um terno ou vestido novo vai a uma loja e pode, diante de inúmeros modelos e cores, escolher aquele que deseja e que suas posses permitem. O mesmo acontece com o telefone, com a comida, e assim por diante, e não poderia ser diferente com os móveis.

Nenhum comentário: